Você está aqui: Página Inicial > Emepa-PB > Notícias > Emepa Envia Projetos de Pesquisa e Inovação ao Banco do Nordeste

Notícias

Emepa Envia Projetos de Pesquisa e Inovação ao Banco do Nordeste

A EMEPA, em parceria com empresas, encaminhou três projetos ao Banco do Nordeste para competição no edital 201702 - FUNDECI. Os projetos contemplaram inovações tecnológicas e organizacionais para incremento da produtividade e competitividade nos setores produtivos.

 

A Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba - EMEPA, em parceria com as empresas INDÚSTRIA DE POLPA DE FRUTAS IDEAL LTDA, PALMASPB PRODUÇÃO E COMERCIO DE SEMENTES LTDA e PROPLANTA, encaminhou três projetos ao Banco do Nordeste para competição no edital 201702 - FUNDECI. Os projetos contemplaram inovações tecnológicas e organizacionais para incremento da produtividade e competitividade nos setores produtivos.
Os pesquisadores da equipe multidisciplinar dos projetos apresentaram três temas importantes para o fortalecimento da agricultura familiar paraibana (fruticultura na zona da Mata e semiárido; alternativas alimentares para ruminantes no semiárido). Segundo a Coordenadora de Pesquisa da Empresa, Paula Fernanda Barbosa de Araújo, os projetos apresentam uma área de abrangência significativa, em torno de quatro municípios do Semiárido (São Mamede, Caturité, Taperoá e Livramento) e dois da região da Mata Paraibana (Sapé e João Pessoa). A Coordenadora informou, também, os títulos dos projetos submetidos ao BNB: 1 - Novas tecnologias nutricionais, hormonais e fitossanitárias para o aumento da produtividade e competitividade da abacaxicultura no Nordeste Brasileiro; 2 - Indução floral da cajazeira e do umbuzeiro consorciados com palma forrageira sob irrigação movida a energia solar no semiárido e 3 - Cultivo superadensado, bioconversão e enriquecimento nutricional de palma forrageira resistente à cochonilha-do-carmim.
Paula Fernanda destacou que o principal objetivo é desenvolver e incorporar tecnologias alternativas e inovadoras aos sistemas de produção com fruticultura e alimentação humana e animal no semiárido, proporcionando mais uma fonte geradora de emprego e renda em uma região fortemente castigada pelas irregularidades climáticas. Afirmou ainda Paula que com a aprovação desses projetos serão gerados enormes benefícios para o agronegócio e a agricultura familiar no Estado da Paraíba.

 

Voltar para o topo
Gestão Unificada - A Gestão Unificada, integrada pela Emepa-PB, Interpa-PB e Emater-PB