Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ações da Emater demonstradas no Caminhos do Frio atraem visitantes

Notícias

Ações da Emater demonstradas no Caminhos do Frio atraem visitantes

As ações agropecuárias executadas pelo Governo do Estado, por meio da extensão rural em Alagoa Grande, no Brejo paraibano, se tornaram uma atração à parte durante a Rota Cultural Caminhos do Frio/2017, encerrada no final de semana no município com a tradicional cavalgada na sua 17ª edição, atraindo cavaleiros e amazonas da região.

Palestras técnicas, cursos e degustações de produtos da indústria rural caseira, como cocadas de abacaxi e licores e geleias de pimenta, atraíram centenas de visitantes, principalmente agricultores familiares interessados na troca de experiências e novos conhecimentos que possam contribuir para a oportunidade de trabalho, de geração de renda e de qualidade de vida.

Terceira.pngNos dois estandes da Emater, instalados no ambiente do 4º Ruralfest e 1ª Festa do Cordeiro, além da demonstração de hortifrutigranjeiros, tubérculos, derivados do leite e sabores da pimenta, houve também uma amostra com degustação do 1º Festival da Fava a ser lançado em breve na cidade para comemorar o aumento, nesta safra agrícola, em torno de 50% das 240 toneladas colhidas no ano passado, segundo o secretário de Agricultura e técnico da Emater local, Paulo Luís dos Santos.

Durante o evento, realizado pelo Governo Municipal, o prefeito Antônio da Silva Sobrinho elogiou o trabalho dos agricultores José Azevêdo Guimarães e José Simplício Freitas, respectivamente, das comunidades Viração e Lagoa de Serra. Juntos, afora o cultivo de outras culturas, produzem cerca de três toneladas de fava. Eles também receberam homenagens da Emater.

Segunda.jpgO prefeito, que é engenheiro Agrônomo e profundo conhecedor do setor agropecuário, destacou a importância do Serviço de Extensão Rural no desenvolvimento econômico e social da Paraíba. Ele disse que a Emater de Alagoa Grande está prestando um serviço de qualidade na agropecuária local e enfatizou a agricultura familiar, que na sua opinião, tem contribuído sobremaneira para o desenvolvimento do município. “O apoio da prefeitura continuará sendo irrestrito para todos os agricultores, porque eles são essenciais para o progresso do município. Nossa missão é buscar mais alternativas e soluções para a sobrevivência do agricultor”, enfatizou.

Quarta.jpgSob supervisão da coordenadoria regional da Emater em Guarabira, que tem à frente o extensionista José Pereira Filho, integram a equipe do escritório de Alagoa Grande os técnicos Paulo Luís dos Santos, José Airton Farias, Roberto Luiz de Oliveira e José Genuíno da Nóbrega Medeiros. Entre as ações desenvolvidas, estão os programas de armazenamento de forragem, do Garantia Safra, de Energia Solar, de Educação Ambiental, do PNAE e PAA, além de aquisição de animais e outros investimentos rurais

Voltar para o topo
Gestão Unificada - A Gestão Unificada, integrada pela Emepa-PB, Interpa-PB e Emater-PB