Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Agricultores de Alagamar assistidos pelo Governo passam a criar frango caipira

Notícias

Agricultores de Alagamar assistidos pelo Governo passam a criar frango caipira

A avicultura alternativa está mudando a vida de agricultores familiares da Comunidade Alagamar, no município de Salgado de São Felix, onde o Governo do Estado, por meio da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), desenvolve o projeto Ecoprodutivo.

agricultores-de-alagamar-assistidos-pela-emater-criam-frango-caipira-1-270x191.jpgO agricultor familiar Reinaldo Hermínio Rodrigues vem se destacando na atividade. Depois de participar de curso promovido pela Gestão Unificada, montou as estruturas de um aviário, recebeu os pintos e 60 dias depois fez a primeira comercialização dos frangos. A persistência e a dedicação da família para a execução de suas novas atividades na comunidade rural onde reside, seguindo as orientações técnicas fez com que o agricultor planejasse ampliar seu criatório. Desta vez recebendo recursos de R$ 4 mil obtidos com financiamento no Banco do Nordeste, por meio do programa Agroamigo. Com o dinheiro ampliou a área de pastejo, adquiriu 150 pintos de engorda, e comprou 1000 kg de ração.

galinha alagamar5.jpgA execução dessa atividade está sendo possível depois que ele recebeu 40 pintos, 50 metros de tela, 13 telhas brasilit, 80 quilos de ração, 130 metros de arame farpado, bebedouro e comedouro. Sessenta dias depois, vendeu 30 frangos em média por R$ 20,00 cada animal, ficando bastante satisfeito com os resultados.

galinha alagamar3.jpgNa comunidade, foram 15 agricultores que participaram do curso de avicultura, dos quais seis decidiram trabalhar com a criação de frango caipira. Todos têm o acompanhamento do técnico José Wilson da Silva, do escritório regional da Emater em Salgado de São Félix.
O agricultor Reinaldo e sua esposa Maria José disseram que estavam bastante satisfeitos por terem participado do curso de avicultura promovido pela Emater. “Estamos muito satisfeitos com o curso recebido e agradecemos porque está ajudando a mudar nossas vidas”, afirmaram.

Voltar para o topo
Gestão Unificada - A Gestão Unificada, integrada pela Emepa-PB, Interpa-PB e Emater-PB