Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Agricultores de Serraria recebem declaração de cadastro feira de produtos orgânicos

Notícias

Agricultores de Serraria recebem declaração de cadastro feira de produtos orgânicos

A Associação da Feira da Agricultura Familiar de Serraria (FAFS) recebeu a Declaração de Cadastro de Produtor vinculado à Organização de Controle Social – OCS, fornecida pelo Ministério Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), entregue na quinta-feira, dia 30 de novembro, durante o II Encontro Estadual das Organizações de Controle Social e Sistemas Participativos de Garantia do Estado da Paraíba, realizado em Campina Grande.
A Associação é formada por 12 agricultores familiares que individualmente receberam seu cadastro, o qual lhes dá direito de realizar a venda direta ao consumidor de produtos agroecológicos ou orgânicos.

 índice.jpgA Feira da Agricultura Familiar de Serraria tem pouco mais de um ano de atividades e, em face de seus integrantes terem seguido todas as normas e exigências, foram contemplados com o cadastro que garante estarem produzindo alimentos orgânicos ou agroecológicos.

O documento foi entregue a presidente da Associação, a agricultora Luciana Ribeiro de Lima. Além dela, participam da feira os agricultores José Denilson Araújo dos Santos, Josefa Silva de Oliveira, Luciene Gomes de Oliveira, Valdete dos Santos da Silva, José Roberto Miguel, João Paulo Lacerda, Luiz Carlos do Nascimento Morais, Maria José Araújo dos Santos, Maria das Araújo dos Santos e Valéria Cristina Martins dos Santos.

índice2.jpgTendo sido implantada com o acompanhamento do coordenador estadual das Feiras da Agricultura Familiar pela Emater, Severino Henrique de Lima, do coordenador regional Ruy Morais e com a participação do chefe do escritório local Gustavo José, os integrantes da Feira se comprometem com a manutenção e conservação da saúde, do meio ambiente e dos seres humanos.

 Os produtos são orgânicos, plantados a partir de sementes não transgênicas e sem utilização de agrotóxicos. Os alimentos são produzidos de forma respeitosa à natureza e aos consumidores. São produzidos e comercializados feijão, milho, fava, macaxeira, batata-doce, inhame, coentro, alface, couve, chuchu, quiabo, maxixe, banana, laranja, acerola, entre outros.

São parceiros: o Conselho de Desenvolvimento Municipal Rural Sustentável, a Associação Cultural e Educativa de Serraria, a Prefeitura Municipal, a UFPB campus de Bananeiras, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Serraria e o Governo do Estado por meio da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater, vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca.

índice4.jpg Evento – Durante dois dias aconteceu o II Encontro Estadual das Organizações de Controle Social e Sistemas Participativos de Garantia do Estado da Paraíba, que teve como objetivo apoiar e fortalecer os trabalhos desenvolvidos pelas famílias e grupos de agricultores orgânicos e de base agroecológica.  O evento foi realizado pela Comissão da Produção Orgânica da Paraíba-CPOrg-PB, aconteceu no Centro Diocesano, em Campina Grande.

índice7.jpgPara o ano de 2018 a CPOrg-PB definiu como prioridade o envolvimento e fortalecimento dos grupos das Organizações de Controle Social (OCS) e os Sistemas Participativos de Garantia (SPG) e os Núcleos de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica (NEAs). Outro ponto bastante destacado foi fortalecer uma mobilização territorial das OCSs e SPG, juntamente com a Comissão de Orgânicos. Também serão temas prioritários, discussões sobre a legislação, o beneficiamento e a gestão da produção.

 Na Comissão de Orgânicos, o Governo do Estado é representado pela Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, por meio de suas vinculadas integrantes da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater, pelo agrônomo Verneck Abrantes e pela bióloga Sandra Vidal, ambos da Emater e mais João Felinto dos Santos e Josilda de França, pela Emepa.

Voltar para o topo
Gestão Unificada - A Gestão Unificada, integrada pela Emepa-PB, Interpa-PB e Emater-PB