Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Agricultores preparam produção para fornecer ao Programa de Aquisição de Alimentos

Notícias

Agricultores preparam produção para fornecer ao Programa de Aquisição de Alimentos

As terras do antigo Engenho Oiteiro, no município de São Miguel de Taipu, onde se produzia cana-de-açúcar, foram transformadas em assentamento de agricultores que hoje cultivam hortaliças e garantem a manutenção familiar. O agricultor João Batista de Oliveira, que arrendou uma área com 2,5 hectares, com assessoramento técnico da Emater, plantou hortaliças e acertou a comercialização ao Programa de Aquisição de Alimento – PAA Estadual.

Nesta semana, os extensionistas da Unidade Operativa da Emater de São Miguel de Taipu, integrando a regional da Emater em Itabaiana, Aldo Herculano e Fábio Sousa, visitaram agricultores fornecedores do PAA para fazer um levantamento dos produtos. São quatro toneladas de alimentos que serão doados a famílias carentes, escolas e creches do município.

20170407_083508.jpgO agricultor João Batista, um dos assistidos pela Gestão Unificada, por meio da Emater, cultivou macaxeira, inhame, milho, fava e feijão macassar. Por meio da assistência técnica e extensão rural, foi promovida a qualificação dos agricultores, o mapeamento da produção local, além do planejamento da aquisição e doação da produção.

O Programa de Aquisição de Alimentos também faz parte da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. O PAA tem duas funções: a garantia de comercialização da produção familiar e a segurança alimentar de grupos em situação de risco. Igualmente, fortalece as organizações sociais de agricultores familiares, incentivando a produção agroecológica e orgânica de alimentos.

Projetos produtivos – Na próxima quinta-feira (27), será assinado termo de cooperação técnica e dos projetos produtivos na linha Pronaf A, entre a Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater, a prefeitura municipal de São Miguel de Taipu, o Banco do Nordeste e a Associação do Assentamento Antonio Conselheiro. A solenidade acontecerá na sede da Associação do Assentamento.

O termo de cooperação vai permitir que os agricultores familiares possam ter acesso às linhas de créditos para desenvolvimento de suas atividades agrícolas. A Emater, que já está presente na comunidade com assessoramento técnico, continuará dando assistência aos agricultores familiares assentados.

Voltar para o topo
Gestão Unificada - A Gestão Unificada, integrada pela Emepa-PB, Interpa-PB e Emater-PB