Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Criadores assistidos pela Emater trocam experiências sobre construção de ordenha

Notícias

Criadores assistidos pela Emater trocam experiências sobre construção de ordenha

A troca de experiências entre agricultores possibilita conhecimentos de novas tecnologias que ajudam no fortalecimento da atividade agropecuária. Essa prática vem sendo executada pela Emater como forma de fortalecimento da agricultura familiar, numa ação recomendada pelo Governo do Estado visando a geração de oportunidade de trabalho e renda. Nesta semana, um grupo de criadores de bovinos do município de Poço de José de Moura visitou as instalações de ordenha no Sítio Varzinha, em São João do Rio do Peixe, que serve de modelo.

A equipe visitante tendo à frente o extensionista rural Paulo Lobo de Oliveira Junior e o agricultor familiar Francisco Vieira de Almeida, foi recebida pelo chefe da Unidade Operadora da Emater de São João do Rio do Peixe, José Orlando de Medeiros e pelo médico veterinário Francisco Fábio Pires de Medeiros, que deram explicações sobre as suas atividades pecuárias e a acerca do funcionamento da ordenha. Na mesma comunidade conheceram duas ordenhas, igualmente seguindo os padrões de limpeza e higiene exigidos.

ordenha2.jpgSegundo o extensionista rural Paulo Lobo de Oliveira Junior, da unidade operativa de Poço de José de Moura, a visita teve por finalidade mostrar aos agricultores as vantagens de se ter uma sala de ordenha dentro dos melhores padrões exigidos pela Vigilância Sanitária, que além de facilitar o trabalho da família no manuseio do leite, ajuda na produção leiteira de melhor qualidade, agregando valores ao seu produto.

“A ideia com a visita foi trazer mais conhecimento quanto a quantidade e a modernização para a cadeia da bovinocultura leiteira no município de Poço de José de Moura, aproveitando assim os projetos de investimentos junto aos agentes financeiros”, comentou o técnico Paulo Lobo.

Na ocasião, os criadores receberam explicações técnicas acerca da construção da sala de ordenha, escolha de material, modelos de ordenhadeiras, limpeza do material e sala, como também a escolha das matrizes bovinas, explicações sobre sanidade animal e alimentação dos animais.
O criador Francisco Vieira ficou entusiasmado com os trabalhos executados nas ordenhas visitadas em São João do Rio do Peixe, tendo decidido que encaminhará projeto de crédito rural, por meio da Emater, junto ao Banco do Nordeste para ampliar e melhorar seu rebanho e a produção de leite.

Para o agricultor, “a visita foi de fundamental importância para conhecer de perto duas experiências diferentes e conversar com os técnicos e proprietários para tirar minhas dúvidas e aprender um pouco mais sobre a atividade. Com essa nova ordenha que pretendo construir iremos aumentar a produção de leite”, comentou.

Voltar para o topo
Gestão Unificada - A Gestão Unificada, integrada pela Emepa-PB, Interpa-PB e Emater-PB