Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Criadores cultivam palma forrageira fornecida pelo Governo do Estado para garantir ração de rebanho

Notícias

Criadores cultivam palma forrageira fornecida pelo Governo do Estado para garantir ração de rebanho

A prolongada estiagem que se verifica na região do Sertão levou agricultores familiares do município de Uiraúna a cultivarem palma forrageira como suporte de ração. O sistema de produção utiliza irrigação por gotejamento.

OTIMA-palma sousa6 14-03-produtor.jpgAssistido pela Gestão Unificada Interpa/Emepa/Emater, o produtor Antônio Roseno Neto, da comunidade Arapuá, plantou uma área 0,8 hectare de palma da variedade Orelha de Elefante, fornecida pelo Governo do Estado, por meio da Emepa. Ele teve acesso ao crédito do Pronaf para implantação de palma forrageira, silagens e aquisição de matrizes e alimenta um plantel de 40 animais.

palma sousa4 14-03.jpgOutro criador que também plantou palma forrageira da variedade Orelha de Elefante é Geraldo Nogueira de Almeida, na Comunidade Umbelina, numa área de 1,0 hectare, que permite a manutenção do rebanho em período de prolongada estiagem com um plantel de 165 cabeças. Ambos comercializam a produção de leite ao Laticínio Isis.

BOA_palma sousa2 14-03.jpgAntônio Roseno também trabalha com culturas de subsistência, recebeu orientação técnica e gerencial por parte dos extensionistas da Emater na condução de seu imóvel rural. Sua produção de palma vem sendo utilizada para a difusão de tecnologia junto aos demais criadores da região que visitam sua propriedade. Com o este suporte de ração, ele tem conseguido fazer duas ordenhas diárias.

Os trabalhos de assessoramento a ambos são conduzidos pelo extensionista Geraldo Luiz de Araújo, gerente da Unidade da Emater em Uiraúna, com acompanhamento de coordenador regional da Emater em Sousa, Francisco de Assis Bernardino.

Voltar para o topo
Gestão Unificada - A Gestão Unificada, integrada pela Emepa-PB, Interpa-PB e Emater-PB