Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Governo cultiva sorgo em Veludo para ração do rebanho da Emepa

Notícias

Governo cultiva sorgo em Veludo para ração do rebanho da Emepa

O Governo do Estado está cultivando,por meio da Gestão Unificada, a exemplo de anos anteriores, vinte hectares de sorgo na Estação Experimental de Veludo, no município de Itaporanga, no Vale do Piancó, para utilização como ração e com isso garantir a manutenção dos rebanhos bovinos e caprinos da Emepa em período de estiagens, também a continuidade das pesquisas de melhoramento genético. O excedente da produção estará à disposição de criadores da região.

sorgo veludo.JPGO plantio de sorgo da variedade Ponta Negra, adquirida na cidade de Campina Grande, foi feito no dia 15 de fevereiro de 2017, numa área que compõe o pivô central destinado ao sistema de irrigação por aspersão. Como estão ocorrendo chuvas na região, ainda não foi utilizado águo para irrigar. “Caso seja necessário, usaremos a irrigação como salvamento da plantação”, comentou o chefe da estação, Joanildo Rodrigues.

sorgo veludo3.JPGPor orientação do diretor técnico da Emepa, Manuel Duré, grande parte do sorgo produzido será utilizado como silagem para atender necessidade de alimentação dos rebanhos existentes nas outras estações experimentais onde os pesquisadores trabalham com pesquisas de melhoramento genético.

A previsão de colheita é de setenta dias, com o primeiro corte, podendo haver o segundo corte se continuar sendo irrigado. “Este plantio vem dando certo, em outros anos foi plantado e conseguimos fazer silagem e ajudar algumas estações da Emepa. Sabemos que não são todas as unidades que possui áreas propicias para esta cultura e, Veludo tem áreas irrigadas e possuem aptidão para esta cultura”, comentou Joanildo Rodrigues.

Voltar para o topo
Gestão Unificada - A Gestão Unificada, integrada pela Emepa-PB, Interpa-PB e Emater-PB